Tecnologia e educação : um estudo de caso do projeto Digitando o Futuro, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Resumo
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização da informática educativa em quatro escolas da Rede Municipal do Ensino de Curitiba, tendo como centro da pesquisa o projeto Digitando o Futuro, criado em 1998 pela Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com empresas do setor privado de informática. Utilizando como método de análise o materialismo histórico-dialético, fez-se a observação de vários temas relacionados ao uso da informática na educação: suas relações com o contexto histórico-político nacional e internacional e com as políticas educacionais influenciadas pelo neoliberalismo; os benefícios que as novas tecnologias proporcionam ao processo ensino-aprendizagem de professores e alunos na visão do professor; os interesses mercadológicos do projeto. Entre os métodos adotados para a realização do trabalho estão: pesquisas qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas com os vários segmentos envolvidos no Digitando o Futuro, e observação direta do desenvolvimento do projeto nas escolas. Para a realização do trabalho, dispôs-se de documentos oficiais do projeto, além de material veiculado na imprensa. Ao analisar o projeto, verificou-se que há uma secundarização de questões pedagógicas relevantes e a valorização de aspectos mercadológicos. Résumé: Le but de cette recherche est analyser l'utilisation de l'informatique éducatif en quatre écoles du réseau d'éducation publique de Curitiba. Le suject de cette recherche est le projet "Digitando o Futuro", creé en 1998 par la Mairie de Curitiba avec la participation de plusieurs enterprises d'informatique. Pour faire ce travail, nous avons utilisé le materialisme historique comme méthode d'analyse pour observer plusieurs subjets liés à l'utilisation d'informatique dans l'éducation: leurs raports avec les contextes historique et politique national et international et avec les politiques d'éducation influencées par le néolibéralisme; l'avantage que les nouvelles technologies emmenent au process d'apprentissage des professeurs et des éleves selon le point de vue du professeur; l'intérêt mercadologique du projet. Parmis les méthodes adoptées pour réaliser cette recherche, nous avons utilisé: les enquêtes avec plusieurs secteurs qui font partie du projet Digitando o Futuro, et l'observation direct du development du projet aux écoles. Pour faire cette recherche, nous avons aussi à notre disposition des documents officiels et informations publiées aux journaux. À la fin de cette recherche, nous avons découvert que les aspects mercadologiques sont plus valorisés que ceux pédagogiques.
Collections
- Teses & Dissertações [9979]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...