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dc.contributor.authorMartins, Alisson Antoniopt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-29T13:02:13Z
dc.date.available2020-10-29T13:02:13Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22155
dc.descriptionOrientadora: Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 113-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa buscou-se verificar o que se passa entre a graduação e a atuação profissional de professores de Física do ensino médio e que não se evidencia de modo explícito nestes espaços considerados de modo isolado. Partiu-se da noção de que os professores em formação adotam uma postura de produtores de conhecimentos sobre o ensino e que esta postura está relacionada com a idéia do professor como intelectual sugerida por Giroux. Esta noção é entendida nesta pesquisa como uma alternativa ao conceito de professor reflexivo de Schön, que tem sido utilizado recentemente em diversos trabalhos sobre formação de professores. Com o intuito de melhor entender as relações que ocorrem no espaço escolar foram exploradas as noções sobre a escola e educação para diversas linhas de pensamento. A discussão sobre a metodologia da pesquisa é desenvolvida com o fim de apresentar os modos como as informações foram coletadas em face da discussão teórica presente nos capítulos anteriores a ela. Logo após são realizadas as análises das respostas obtidas no primeiro instrumento de pesquisa utilizado, isto é, o questionário. Tal instrumento foi respondido voluntariamente por cinco alunos de um curso de licenciatura em Física, que já atuavam como professores, embora ainda estivessem em processo de formação inicial. Este instrumento permitiu visualizar que os sujeitos adotam uma postura de produtores de conhecimento, entretanto dois deles apresentaram uma aproximação maior em relação à esta postura, levantando inclusive a possibilidade de fazer uma discussão sobre o professor como intelectual. Esta pesquisa permitiu ampliar a compreensão sobre o que se passa entre a universidade e a escola que contribui para a formação do professor. Foi possível perceber que o contato com a docência estando ainda em processo de formação inicial possibilitou aos sujeitos entrevistados uma tomada de posição crítica em relação a sua situação semiprofissional, ao mesmo tempo em que a sua formação para a docência na graduação ganhou novo significado quando se tem aproximação com o espaço escolar sendo realizado em paralelo com a sua formação inicial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Research look to understand what's going on between the physics graduation and professional high school physics teachers activities and isn't explicit in this areas in a isolated form. The started idea was that under graduated teachers use to be producers of knowledge about the teaching and this attitude is related with the intellectual teacher idea proposed by Giroux. This idea is used in this research as a alternative concept to Schön's reflexive teacher that have been used in many recent teacher training works. In order to better know the scholar relations was explore the idea about the scholar and education for several lines of thought. The discussion about the methodological research is developed in order to present the ways in which the information was collected related to the theoretical discussion in the previous chapters to it. Soon after are done the answers analyses obtained in the first search, It's the questionnaire. This search was voluntarily completed by five physics teacher students that was already working as teacher, although were in the initial training. This tool allows have a view that the subjects adopt a producers of knowledge posture, however two of them had nearest to this attitude, even raising the possibility of doing a discussion about the teacher as intellectual. This research led broaden the understanding about what is going on between the university and the school that make a contribuition to the teachers training. It could see that the contact with the teaching process still in initial training enabled the subjects interviewed have taken a critical stance regarding your situation semiprofessional at the same time as their training for teaching in graduate gained new meaning when has rapprochement with the school being held in parallel with their initial training.pt_BR
dc.format.extent134 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor de física entre a graduação e a atuação profissional : aprender atuando e atuar aprendendopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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