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dc.contributor.authorMendes, Marciane Mariapt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T13:01:24Z
dc.date.available2020-09-18T13:01:24Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21851
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tania Maria F. Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui referenciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisa, a partir das relações dos professores e professoras com as Diretrizes Estaduais da Educação do Campo do Estado do Paraná, elementos que se constituem como especificidade das escolas do campo, do ponto de vista desses sujeitos. Busca aproximar-se dos professores da rede estadual que atuam nas Escolas do Campo, para conhecer elementos que sustentam suas relações com o seu trabalho, particularmente do ponto de vista dos materiais de orientação curricular e sua apropriação no espaço escolar (EZPELETA; ROCKWELL, 1989, LOPES, 2004, EDWARDS, 1997) e também para identificar significados que atribuem à Escola do Campo. Sustenta-se na concepção de escola e currículo como construção social, o que possibilita reconhecer as determinações estruturais dos processos de escolarização, mas também explicitar as ações dos sujeitos que contribuem para a produção dos processos sociais no interior da escola. O trabalho empírico foi realizado por meio de questionários, com a finalidade de levantar informações sobre a atuação profissional, a formação dos docentes e sua participação no processo de discussão e elaboração das diretrizes para a Escola do Campo. Além disso, objetivou identificar os significados que a escola do Campo tem para esses sujeitos, a partir das características atribuídas, por eles, a essa Escola. Os resultados permitiram constatar que: apenas parte dos professores que afirmam lecionar em escolas do campo conhecem e utilizam as Diretrizes Estaduais da Educação do Campo; as Diretrizes Disciplinares, não específicas para a Escola do Campo, são referidas de forma intensa por esses professores; o uso das Diretrizes se dá pela preocupação com a metodologia de ensino e com a necessidade de estratégias próprias para a escola do Campo; um número significativo de professores não participou dos debates curriculares, em parte por estarem há menos de cinco meses em trabalho nas Escolas do Campo; a atividade com maior participação foram os encontros descentralizados e os grupos de estudo. Em relação à compreensão sobre o que diferencia a escola do Campo, as respostas indicaram três grandes categorias: a estrutura curricular, com conteúdos de base, mas com especificidades no tratamento desses conteúdos; as finalidades do ensino, com vistas à valorização e à permanência dos sujeitos no campo; e as características dos sujeitos escolares, especialmente os alunos e suas famílias, que são identificados como respeitosos, comprometidos com o trabalho e participativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work analyzes, based on the relationships between teachers and the State Guidelines for Countryside Education in the State of Paraná, elements which are constituted as specific in the countryside schools. It seeks to become closer to the state teachers who work in the Countryside Schools, in order to acknowledge elements which support their relationships with their work, particularly analyzing the materials of curricular guidance and their appropriation in the school environment (EZPELETA e ROCKWELL, 1989, LOPES, 2004, EDWARDS, 1997). The work underlies in the conception of school and curriculum as social constructions, what enables to recognize the structural determinations of the processes of scholar education, and also to expose the actions of the subjects who contribute to the production of the social processes inside the school. The empirical work was conducted through the use of surveys, aiming to rise information about the professional perform, the formation of the teachers and their participation in the process of discussion and elaboration of the guidelines for the Countryside School. Furthermore, the work aimed to identify the meaning that the Countryside School has for these subjects, based on characteristics attributed by them to this School. The results enabled to verify that: only a part of the teachers who affirm to teach in countryside schools know and use the State Guidelines for Countryside Education; the Discipline Guidelines, not specific for the Countryside Schools, are intensely referred by these teachers; the use of the Guidelines is due to the concern with teaching methodology and due to the necessity of specific strategies for the Countryside School; a significant number of teachers did not participate in the curricular debates, partially due to the fact of being less than five months working in the Countryside Schools; the activity with higher participation level were the decentralized meetings and the study groups. Regarding the comprehension about what differentiates the countryside school, the answers indicated three major categories: the curricular structure, involving basic contents but also specificities in handling these contents; the teaching aims, focusing in the valorization and permanence of people in the countryside; and the characteristics of the school subjects, especially the students and their families, who are identified as respectful, participative and committed to the work.pt_BR
dc.format.extent159 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA escola do campo e seu significado : o ponto de vista de professores e professoras da Rede Estadual de Educação do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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