Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gabriel dospt_BR
dc.contributor.otherGuedes, Andre Luiz Pires, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T12:20:35Z
dc.date.available2021-07-14T12:20:35Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2160
dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionCo-orientador: André Luiz Pires Guedespt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduaçao em Informática. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho aborda linguagens e ferramentas de autoria assim como Sistemas Tutores Inteligentes (STI) para apoiar o ensino de programação de computadores. Até então, nenhum trabalho apresentou um sistema de autoria para desenvolvimento de STIs nessa categoria e nem ferramentas independentes da linguagem ensinada. Além disso, as ferramentas existentes ou restringem demais a criatividade do aluno ou falham em prover um feedback com alto valor cognitivo agregado. Esse trabalho aborda a construção de ambas as ferramentas, procurando apresentar abordagens que tratem de ambas as limitações mencionadas. Ao final, são apresentadas algumas direções futuras que trabalhos futuros podem tomar a partir do estado atual de desenvolvimento deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work approaches languages and authoring tools as well as Intelligent Tutoring Systems (ITS) to support teaching of computer programming. So far, no work presented an authoring system to develop tutors for programming and neither have anyone developed a language-independent tool. Besides, the existing tools either restrict too much the student's creativity or fail to provide a feedback useful for cognitive development. This work presents approaches to address both limitations. At the end, we present some of the possible directions a future work could follow from the present state of development in this work.pt_BR
dc.format.extentviii, 90f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleAutoria e interpretaçao tutorial de soluçoes alternativas para promover o ensino de programaçao de computadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples