Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVolpi, Neida Maria Patias, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorCeolim, Amauri Jersipt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T17:58:11Z
dc.date.available2024-02-26T17:58:11Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2154
dc.descriptionOrientadora: Neida Maria Patias Volpipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como propósito a aplicação de dois métodos de decisão multicritério: o AHP - Analytic Hierarchy Process e o PROMETHEE - Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations na avaliação dos cursos da UNESPAR/FECILCAM. O método AHP tem como característica principal a decomposição do problema em níveis hierárquicos. Ele parte do principio de que para se tomar uma decisão, a experiência e o conhecimento das pessoas são tão valiosos quanto os dados utilizados. No presente trabalho o método AHP foi utilizado para obter pesos para os critérios utilizados no método PROMETHEE. Esse método se formaliza na construção de uma relação de sobreclassificação de valores. Para esse propósito foram definidos os critérios, através da elaboração de questões com a finalidade de avaliar os cursos. Os cursos foram avaliados em relação a três eixos: organização didática pedagógica, corpo docente e instalações, visando conhecer a estrutura física, humana e atuação do ensino. Dessa forma realizou-se a classificação dos cursos apresentando um diagnóstico dos mesmos, contribuindo assim, para tomada de decisão por parte dos educadores e gestores da Instituição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims the application of two multicritera decision taking methods: the AHP - Analytic Hierarchy Process and PROMETHEE - Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations in the courses of UNESPAR/FECILCAM. The AHP method has as its main characteristic the decomposition of problems into hierarchical levels. It is based on the principle that to take a decision people's experience and knowledge are as valuable as the data used. In this present work, the AHP method was used to obtain weights for the criteria used in the PTOMETHEE method. This method is based on the construction of a superclassification relation of values. To that aim, the criteria were defined by the elaboration of a questionnaire having the purpose of evaluating the courses. The courses were assessed in relation to three axes: pedagogical and didactical organization; teaching group; and facilities, which aimed to know human and physical space structure as well as teaching practice. Thus, the courses were ranked and a diagnostic was presented, in order to contribute to the decision taking process by the institution's educators and managers.pt_BR
dc.format.extent161f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectProcesso decisório - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleAplicação de metodologias multicritério na avaliação dos cursos da UNESPAR/FECILCAMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples