Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
Visualizar/ Abrir
Data
2009Autor
Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Analisa um campo editorial específico, caracterizado pela relação com os saberes e práticas escolares, a partir da realização de levantamento de manuais didáticos destinados à formação de professores, especificamente de Didática e Metodologia de Ensino, produzidos no Brasil no período de 1890 a 2007. Considerando os manuais como obras de leitura informativa preliminar, úteis quando se pretende uma resposta a questões pontuais, factuais ou definidoras, a pesquisa tem como objetivo implementar a base de dados Ensino. Visa formalizar um instrumento de apoio normalizado, com a finalidade de ser uma base referencial de fontes bibliográficas administrada pela UFPR que, além de organizar um acervo virtual facilmente recuperável, contribua para a realização de pesquisas no campo educacional, especificamente na temática da manualística. Analisa bibliometricamente um corpus de 271 registros de livros relacionados a esta temática e contextualiza em seu respectivo momento histórico coleções publicadas para a formação de professores, em particular quanto aos títulos de Didática e Metodologia de Ensino. Examina as características da Base Ensino, produzida com a utilização do ambiente tecnológico Winisis e avalia suas potencialidades como instrumento de produção de conhecimentos no campo específico, bem como seus limites. De acordo com os resultados obtidos, a coleção Pensamento e Ação no Magistério, da editora Scipione, mostrou-se a mais presente no total de registros da base Ensino. Destaca-se a crescente produção didática no país, com um mercado consumidor ainda ativo. Outro elemento importante para futuras pesquisas está relacionado ao fato de que as obras mais antigas são ainda preservadas nas bibliotecas pesquisadas. Assim, torna-se necessário discutir formas de acesso e preservação dessas obras, que foram importantes instrumentos de formação dos professores naquele período e podem permitir aos pesquisadores uma maior compreensão da História da Educação brasileira. E, nessa direção, justifica-se a relevância de continuidade dos projetos Manes, Manbras e Ensino. Abstract: This study analyses a specific field of printed educational materials, related to the relationship with scholar knowledge and practices, started from didactic manuals survey applied to teacher developments, specifically Didactics and Learning Methodology, produced in Brazil from 1890 to 2007. Considering manuals as preliminary informative reading works, useful when the aim is to get an answer to accurate, factual or to describe precisely questions, the aim of this research is to fulfill the data base Ensino to formalize a support instrument made according to a norm, to be a referential basis of bibliographical resource, managed by UFPR. The virtual collection of a library is easily retrievable and it will contribute to the fulfillment of educational field researches, specific in the manual themes. This study analyses by the librarian eye, a corpus of 271 didactic manuals related to this theme and it contextualizes in its historical time, printed educational materials for teacher developments, particularly Didactics and Learning Methodology titles. It also views the characteristics of Ensino base, produced applying the Winisis technological environment and it evaluates its potentiality as knowledge production instrument in the specific field as well its limits. The study detaches the rising didactic production in the country which shows a still active consumer market. Another important element for future researches is founded on fact that the ancient works are still preserved in the libraries where the researches were made. Thus, it becomes necessary to discuss the way to access and to preserve these works, which are important teachers building tools in that time and now a days it allows to researchers a better understanding of Brazilian Education History. In that manner, it justifies the relevance to follow the projects Manes, Manbras and Ensino.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]