dc.contributor.advisor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Stelmastchuk, Anne Heloíse Coltro | pt_BR |
dc.contributor.other | Rolkouski, Emerson, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T17:30:29Z | |
dc.date.available | 2021-11-24T17:30:29Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/21186 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | pt_BR |
dc.description | Co-orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/08/2009 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as respostas dos estudantes do Ciclo II de escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em atividades que contemplam o conteúdo de Probabilidade. Buscou-se verificar que significados os estudantes deste nível de ensino atribuem às probabilidades quando questionados sobre seu uso em problemas escolares. Os dados coletados foram analisados à luz do Modelo Teórico dos Campos Semânticos, proposto por Romulo Campos Lins. Trata-se de um modelo que estuda os modos de produção de significados para textos, buscando observar aquilo que o estudante efetivamente diz sobre um objeto em uma tarefa proposta. A partir dos dados coletados, e com base neste referencial, propõese uma categorização para os significados atribuídos pelos estudantes ao conteúdo das atividades que lhes foram apresentadas. Esta investigação mostra como o conceito de Probabilidade é compreendido pelos estudantes em uma situação específica e permite refletir sobre algumas possibilidades didáticas para o desenvolvimento deste conteúdo nas séries iniciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work analyses the student's answers in Cycle II of the Curitiba's Municipal Education Network in activities that includes the content of Probability. We tried to check the meanings that students at this level of education give when asked about the use of Probability in school problems. The data were analyzed based on the Theoretical Model of Semantic Fields, proposed by Romulo Campos Lins. This is a model that studies the ways of meanings are build in texts, observing what students says about an object in a task proposal. From the data collected, and based on this reference, we propose a categorization for the meanings attributed by students to the content of the activities that they were submitted. This research shows how the concept of Probability is understood by students in a specific situation and reflects some possibilities for the development of this teaching content in the initial series. | pt_BR |
dc.format.extent | 109 f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Primeiro grau) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Probabilidade : significados atribuídos por alunos do Ciclo II do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |