A formação moral e os princípios éticos na educação ambiental : uma análise dos projetos das escolas municipais de Curitiba
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os projetos e discurso de educação ambiental aplicados na Rede de Ensino Municipal de Curitiba entre os anos de 2007 e 2008, visando identificar as propostas de formação moral e os princípios éticos que os fundamentam. O pressuposto assumido pela presente dissertação é de que os projetos e discursos de educação ambiental são, majoritariamente, firmados sobre a égide da formação moral adaptativa e nos princípios éticos antropocêntrico e da sustentabilidade. Diante da crise ambiental que está relacionada, entre outras coisas, ao modo da humanidade gerir a vida, os recursos naturais e sua a relação com a Natureza, entende-se que esta pesquisa pode contribuir para a reflexão em torno do papel da educação ambiental, enquanto formação moral, visando a transformação da relação entre ser humano e a Natureza. Buscou-se, assim, identificar, compreender e problematizar as propostas de formação moral e os princípios éticos ambientais que estão presentes nos documentos referenciais, nos projetos de educação ambiental do município de Curitiba e nos discurso dos professores que os idealizaram. A análise revelou a inexistência de um modelo puro de formação moral baseando-se em tendência formativa para a adaptação ou para a emancipação. Isso pode ser resultado do próprio campo de educação ambiental no qual existe amplo debate entre diferentes perspectivas, interesses e ideologias com orientações metodológicas variadas. Em relação aos princípios éticos foi possível concluir que não existe uma determinação absoluta de um único princípio ético. No entanto, pode-se considerar que existe um predominante: o princípio ético da sustentabilidade. Este incorpora elementos dos princípios éticos antropocêntrico e ecocêntrico, mas redefine a relação entre o ser humano e a natureza porque é resultado da evolução das discussões em torno das questões ambientais que questionam os extremismos contidos no antropocentrismo e no ecocentrismo. Diante da diversidade identificada considera-se relevante a constante reflexão, diálogo e avaliação dos princípios éticos ambientais. Nesse sentido, a proposta de formação moral emancipatória poderia ajudar no processo de compreensão a respeito dos princípios éticos que permeiam e condicionam a relação do ser humano com a Natureza. Abstract: This study has as its analysis object the environmental projects and speeches of the Curitiba's primary state schools between 2007 and 2008, with the general objective of identifying the moral formation proposals and the ethical principles which are the base for the environmental education projects and speeches. This dissertation assumption is that the environmental education projects and speeches are, mainly, based on the moral formation based on the adaptive aegis and on the anthropocentric and sustainability ethical principles. Faced with the environmental crisis which is related, among other things, to the way which the human king manage his way of life, the natural resources and his relation with the nature. The goal, then, is to try to identify, understand and problematise the moral formation proposals and the environmental ethical principles which are presents on the referenced documents, on the Curitiba's environmental education projects and on the speeches of the teachers who idealized them. The analysis revealed that there is no moral formation pure model based on the adaptation formative tendency or for the emancipation. This can be result of the environmental education filed itself, in which exists a wide debate between different perspectives, interests and ideologies with varied methodological guidelines. Related to the ethical principles it was possible to conclude that there is no absolute determination of a unique ethical principle. However, it is possible to consider that there is a predominant: the ethical principle of sustainability. This one incorporates elements of the anthropocentric and ecocentric ethical principle, but it redefines the relation between the human kind and the nature because it is the evolution result of the discussion about the environmental questions, which questions the contained extremisms on the anthropocentrism and the ecocentrism. Faced with the diversity identified, the constant reflection, dialogue and evaluation of the environmental ethical principles is relevant. This way, the emancipatory moral formation proposal could help on the understanding process about the ethical principles which permeate and conditionate the relation between the human kind and the nature.
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