Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorTonietto, Marcos Rafaelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T17:38:36Z
dc.date.available2022-07-12T17:38:36Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20695
dc.descriptionOrientadora: Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como os saberes de professores de Educação Física se relacionam com a cultura Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que trabalham com crianças de 4 a 6 anos nas escolas de Ensino Fundamental. Na seleção de pressupostos teóricos buscouse estudos que entendessem a criança como um sujeito que coparticipa na cultura, entre eles Dahlberg, Moss e Pence (2003), Faria (1999 e 2005), Fernandes (2003 e 2005), Pino (2005), Sarmento (1997 e 2000) e Charlot (2000). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com sete professores que apresentam práticas pedagógicas bem sucedidas e foram organizados dentro de três eixos de analise: de onde provêm os saberes dos professores, quais as manifestações da Cultura Infantil estão presentes nas aulas de Educação Física e como estes professores compreendem as manifestações culturais presentes na movimentação das crianças pequenas. Na pesquisa foi possível concluir que, quando os professores procuram formas de ampliar seus conhecimentos sobre as crianças, passam a dar abertura as suas formas de expressão. Portanto, os jogos e brincadeiras foram formas de expressão das crianças, aceitas e utilizadas pelos professores. Sendo assim, os elementos da Cultura Infantil ? jogos e brincadeiras ? são utilizados pelos professores para desenvolver metodologicamente os saberes da Educação Física. Assim, a utilização metodológica destes elementos pode ser indício de que os saberes da Educação Física se relacionam com a Cultura Infantil, mas eles devem se estruturar através dos eixos propostos por Sarmento (2004): a reiteração, o lúdico, a fantasia do real e a interatividade. Conclui-se então que é no processo de assimilação da cultura pela criança que se enraízam os elementos da Cultura Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study had for objective to understand how the knowledges of teachers of Physical Education have a relation with the children's culture. The participants of the research were teachers of Physical education of the Municipal Net of Teaching of Curitiba, that work with children from 4 to 6 years in the schools of Fundamental Teaching. In the selection of theoretical presuppositions, sought studies that understand the child as a person who coparticipates in the culture, between them is highlighted in research studies of Dahlberg, Moss, e Pence(2003), Faria (1999 and 2005), Fernandes (2003 and 2005), Pino (2005), Sarmento (1997 and 2000) and Charlot (2000). The data were collected through interviews with seven teachers that present practices pedagogic good happened and they were organized inside of three axes of it analyzes: from where the knowledge of teachers come, which the manifestations of culture are in Child class of Physical Education and how these teachers understand the cultural demonstrations, in the movement of small children. In the research it was possible to conclude that, when the teachers have looking for forms of enlarging their knowledge on the children, they start to give opening their expression forms. In this way, the games and fun were forms of the children's expression, that everybody accept and are used by the teachers. Being like this, the elements of the Infantile Culture - games and fun - they are used by the teachers to develop metodologicamente know them of the Physical Education. Like this, the methodological use of these elements can be indication that you know them about the Physical Education link with the Infantile Culture, but they owe if it structures through the axes proposed by Sarmento (2004): the reiteration, the lúdico, the fantasy of the real and the interativity. We can concluded that is in the process of assimilation of the culture for the child that the elements of the Infantile Culture can be characterize.pt_BR
dc.format.extent83 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Aprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física - Jogos infantis - Culturapt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensino - Criançaspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples