Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como tema as "aulas-visitas" aos museus, a partir das aulas de História. Procedeu-se, em um primeiro momento, a uma análise de projetos que escolas e professores enviaram à Secretaria Municipal de Educação de Araucária, Paraná, Brasil, cujo objetivo era levar os alunos aos museus ou espaços históricos. Os projetos tomados para análise foram relativos aos anos de 2005, 2006 e 2007, de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Araucária. A metodologia adotada na pesquisa é de caráter qualitativo, envolvendo o pesquisador, no contato com os projetos, em um trabalho com as escolas, com os sujeitos pesquisados, crianças/alunos e professores. Na leitura e análise procurou-se mapear e entender as ideias históricas de professores e crianças/alunos, como e por que as escolas e os professores levam aos museus. Durante o estudo e a pesquisa buscou-se discutir, com base nas ideias de Dubet (1996), como os professores veem os sujeitos estudantes de 1.a a 4.a série e de 5.a a 8.a série do Ensino Fundamental. Discute-se, também, a organização da aula-visita na escola antes de ir ao museu, a ida ao museu, bem como a volta deste. Por fim, apresentam-se os resultados da pesquisa com crianças/alunos na escola e a análise das narrativas das crianças/alunos, procurando-se detectar indicativos da presença da consciência histórica nestes com base nos estudos de Rüsen (1992). O trabalho se insere no conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial às pesquisas ligadas à cognição histórica situada, a qual levou em consideração a compreensão das ideias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de história.
Collections
- Teses & Dissertações [9329]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
Stolf, Fabiana (2021)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar quais objetos causam interesse durante as visitas mediadas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), subsidiadas pelas aulas de Arte, e conduzir à experiência estética alunos(as) ... -
Interações entre experiência turística e museológica : análise do Museu da Loucura de Barbacena – MG, a partir de conteúdo gerado pelo usuário
Pinheiro, Anne Louise (2021)Resumo: A relação entre turismo e museus é interdependente, favorece a preservação patrimonial e auxilia na comunicação entre visitantes e sociedade. Entretanto, o planejamento desalinhado desta relação induz à uma ... -
The dark side of the museum
Falavinha, Carolina Lourenço (2009)Resumo : O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada acerca da tipologia de museu, com enfoque na consciência arquitetônica através do uso dos sentidos e da percepção do usuário. Este enfoque será obtido através ...