A expansão da carteira de crédito para clientes pessoa física do Banco do Brasil S.A.
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores dos ambientes macro e microeconômico e as estratégias do Banco do Brasil S.A. que contribuíram para a expansão da sua carteira de crédito para clientes pessoa física entre os anos de 2003 e 2006, primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. O Banco do Brasil consolidou-se novamente líder no mercado de crédito no país em 2006, com 18,2% de participação no sistema financeiro. Sua carteira de crédito total ultrapassou R$ 133 bilhões, número que representa um crescimento superior a 111% entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006. A carteira de crédito para os clientes da categoria pessoa física aumentou 118% no mesmo período, alcançando R$ 24 bilhões. Dessa forma, são analisados os principais aspectos dos ambientes macro e microeconômico relacionados à economia brasileira no período compreendido entre 2003 e 2006 que influenciaram direta ou indiretamente a concessão de crédito para clientes pessoa física do Banco do Brasil. Também são analisadas as principais estratégias do Banco que influenciaram a concessão de crédito para clientes pessoa física no mesmo período. Apresentam-se ainda as linhas de crédito disponibilizadas para esse público, e um resumo do período, em que é possível verificar aquelas que apresentaram maior crescimento: CDC Veículo e BB Crédito Consignação, linhas com menor taxa de juros em função da garantia que oferecem ao Banco. Abstract: The aim of this work is to analyse the main factors of the macro and micro economical sphere and the strategies of the Bank of Brasil S.A. that had contributed for the expansion of its credit for natural person clients between the years 2003 and 2006, first presidential mandate of Luis Inácio Lula da Silva. The Bank of Brasil was once again consolidated as leader in the credit markets in the country in 2006, with 18.2% of participation in the financial system. Its credit exceeded R$ 133 billion, an amount that represents an increase above 111% between January of 2003 and December of 2006. The credit for the clients of the category natural person increased 118% in the same period, reaching R$ 24 billion. This way, the main aspects of the macro and micro economical sphere are analysed related to the Brazilian economy that had influenced directly or indirectly the concession of credit for natural person clients of the Bank of Brasil. The main strategies of the bank that had influenced the Credit Consignment contract for natural person clients are also analysed in the same period. Yet, credit facilities available for this public are presented, and a summary of the period, in which it is possible to verify those that had presented a greater increase: CDC Vehicle and BB Credit Consignment contract, facilities with a lower interest tax due to the guarantee offered to the Bank.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]