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dc.contributor.otherPonte, Maria Jose Jeronimo de Santanapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorDe Bem, Patricia Peters Tettopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:06:29Z
dc.date.available2024-03-01T14:06:29Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19589
dc.descriptionOrientadora: Maria José Jeronimo de Santana Pontept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 05/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Fenomenos de Transporte e Mecanica dos Sólidospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como propósito identificar e sugerir oportunidades de minimização na geração de efluentes no pré-tratamento de pintura automotiva. Os processos de limpeza são geradores de efluentes, resíduos e gases, e utilizam grande quantidade de energia. Estes, quando dispostos sem tratamento prévio acarretam sérios problemas ao meio ambiente. Neste trabalho foram estudadas alternativas para a minimização de perdas nos banhos, resultando em uma redução na geração de efluentes. O objetivo do trabalho foi mapear o processo e avaliar oportunidades de melhoria. Para tanto foram caracterizados os estágios subjacentes ao processo de limpeza preliminar à pintura e levantados seus principais parâmetros de influência, como volume de banho, banho arrastado, periodicidade e tipo de manutenção, entre outros. A partir destes dados foram escolhidos os estágios subseqüentes de desengraxe final e lavagem anterior à fosfatização, devido ao consumo significativo de efluentes de ambas as etapas. Entre as diversas características do efluente (concentração, pH, alcalinidade) a alcalinidade foi eleita como objeto de estudo na determinação do critério de lavagem global por ser uma característica comum entre as duas etapas. O monitoramento foi realizado durante o período de janeiro de 2007 a abril de 2008. Foi constatado que a zona de trabalho da alcalinidade não se apresentava regular, ou seja, o desvio padrão dos dados coletados se mostrou elevado. Foram estudadas então, maneiras de se controlar com mais rigor estas etapas, a fim de diminuir o desvio padrão das características do efluente e assim diminuir a quantidade de água gerada. A partir da análise do processo foi possível observar que o critério utilizado para troca dos banhos se baseava no número de carrocerias lavadas. Com base na revisão da literatura, esta pesquisa sugeriu a utilização de um novo critério, baseado no controle da alcalinidade. Os resultados deste trabalho mostraram a diminuição do consumo de água como conseqüência ao modelo proposto, pois houve a diminuição do desvio padrão da alcalinidade. Outra importante contribuição desta pesquisa refere-se à automatização do processo, uma vez que as carrocerias possuem formas e dimensões distintas e o ser humano também está suscetível a erros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this survey is to identify and suggest opportunities to minimize the generation of effluents on pre-cleaning process from an automobile industry of the metropolitan region of Curitiba. The cleaning processes are generators of solids, liquids and gaseous effluents, and use large amounts of energy. These wastes, when disposed without a previous treatment entail serious problems for the environment. This approach studied alternatives to minimize the wastewater, resulting in a reduction in the generation of liquid effluents. The objectives were to map out the process and to evaluate potential opportunities for improvement. Therefore, the stages of the preliminary process of cleaning to painting were characterized and raised its main parameters of influence, such as volume of bath, bath drawn, frequency and type of maintenance, among others. From these data, the subsequent stages of final degreasing and rinsing prior to Phosphating were chosen due to the significant consumption of water in both stages. Among the various characteristics of the effluent (concentration, pH, alkalinity) alkalinity was elected as the object of study in determining the washing-criterion because it is controlled in the two stages. The monitoring was conduced during the period of January 2007 to April 2008. It was detected that the alkalinity work zone was not regular, the standard deviation was high. Manners to perform a rigorous control were studied to reduce the standard deviation of the characteristics of the effluent and thus reduce the wastewater. From the analysis of the process, it was possible to observe that the criterion used to exchange the baths was based on the number of bodies washed. Based on a review of the literature, this research suggested the use of a new criterion, based on the control of alkalinity. The results of this study showed a decrease on wastewater as a result of the proposed model, because there was a decrease in the standard deviation of alkalinity. Another important contribution of this research refers to the automation of the process, since the bodies have different shapes and sizes and humans are susceptible to errors.pt_BR
dc.format.extent215f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEfluentept_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectResiduos industriais - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleMinimização do efluente gerado em pré-tratamento de pintura automotiva : um caso industrialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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