Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
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Data
2009Autor
Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
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Resumo : A subjetividade e os afetos da relação professor-aluno se manifestam nos desejos de ensinar e de aprender. É através também do fenômeno da transferência, segundo a abordagem psicanalítica, que tais desejos se sustentam, contribuindo para efetivar os processos de aprendizagem. Assim, este estudo pretendeu abordar as representações construídas por doze crianças da quarta série do Ensino Fundamental (idade média de 10 anos), de uma escola da rede municipal de Curitiba (Pr/Brasil), sobre a relação afetiva com seus professores, e também sobre como percebem as implicações destes aspectos afetivos em sua aprendizagem. A coleta de dados se caracterizou pela interação direta com os participantes por meio verbal, associado à representação gráfica (desenhos). Para tanto foram utilizados três instrumentos: (1) desenhos com histórias, sendo que cada participante confeccionou quatro desenhos envolvendo a si mesmo, sua professora e sua sala de aula, criando histórias para seus desenhos; (2) histórias para completar, tendo sido apresentadas sete pequenos inícios de histórias, versando sobre o tema em estudo, que foram completados livremente pelas crianças; e (3) entrevista, com nove perguntas, também sobre o tema do estudo. Os dados foram tratados de forma qualitativa, basicamente por meio de análises de conteúdo, buscando-se identificar significantes e representações predominantes nos discursos das crianças. Cinco principais categorias de representações relativas à relação com o professor foram detectadas: (1) atenção, conversa e ajuda; (2) afeto, carinho e estima; (3) momentos divertidos e de proximidade; (4) desejo de aprender; e (5) desejo de ensinar, investimento por parte da professora, indicações de que ela se importa com os alunos. Apresentou-se um diagrama no qual se pode visualizar a freqüência em que tais categorias apareceram ao longo da coleta de dados. Foram realizados, também, estudos individualizados com cada um dos doze participantes, buscando-se demonstrar como cada criança, em seu percurso particular com os instrumentos de pesquisa, manifestou suas representações no que diz respeito à articulação entre afeto e aprendizagem. O que se pode concluir, a partir deste estudo, é que as crianças constroem representações sobre esse processo, manifestado na relação afetiva entre elas e seus professores. E o desejo de ensinar do professor, somado à sua capacidade afetiva de reconhecer seu aluno como sujeito único, suportando as transferências, sustenta o desejo de aprender do aluno, possibilitando os processos de aprendizagem. Abstract : The subjectivity and the emotional aspects of the relation between teacher and student become apparent with the desires of teaching and learning. And, according to psychoanalysis, it is the phenomenon of transference that sustains such desires, contributing to the learning process. As such, this study analyzed representations created by twelve fourth grade children (ca. 10 years old) of a public school in Curitiba (Pr/Brazil). These representations projected their affective relation with their teachers, as well as their perception of how these relations influenced their learning process. The data collection was done by direct interaction with the participants, with talking associated to graphical representations (drawings). To accomplish such purpose, three instruments were used: (1) drawings with stories, for which each participant created four drawings involving themselves, their teacher and their classroom; (2) stories to be finished, by showing the children seven small incomplete stories about the studied theme, to be finished; and (3) interview, with nine questions, also about the studied theme. The data were analyzed qualitatively, mainly by content analyses, focusing on the identification of significances and predominant representations in the children’s input. Five main representation categories about the relation with the teacher were detected: (1) attention, talk and help; (2) affect and esteem; (3) fun moments and proximity; (4) desire of learning; and (5) desire of teaching, an indication that the teacher cares about the students. It is presented a diagram to picture the frequency of appearance of such categories along the data collection process. It was also made case studies with each of the twelve participants, attempting to show how each child, in their own particular path with the study, manifested their representations about the relation between affect and the learning process. Based on this study, the conclusion is that children build representations about this process, manifested in the affective relation between them and their teachers. And the teachers’ desire to teach, combined with their capacity of recognizing each students as unique, sustains the students’ desire to learn, enhancing the learning process.
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