Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulgacov, Sergio, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorColla, Julio Ernestopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-09-20T14:27:12Z
dc.date.available2013-09-20T14:27:12Z
dc.date.issued2013-09-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/18773
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho buscou verificar de que forma as estratégias colaborativas e competitivas afetam o conteúdo estratégico das empresas que compõem a rede do Arranjo Produtivo Local (APL) de Metais Sanitários de Loanda. Para atingir este objetivo, foram traçadas especificidades: caracterizar o APL de Metais Sanitários de Loanda; descrever as práticas e o conteúdo estratégico do APL; mapear as estruturas e o perfil dos relacionamentos econômicos, sociais e informacionais entre as organizações da rede pesquisada; descrever as principais práticas estratégicas de colaboração e competição sob as perspectivas econômicas, sociais e informacionais existentes na rede pesquisada; identificar as práticas estratégicas colaborativas e competitivas que afetam o conteúdo estratégico das organizações que compõem a rede e descrever o efeito das práticas estratégicas de colaboração e competição sobre o conteúdo estratégico das organizações que compõem a rede em estudo, tanto individual quanto coletivamente. A pesquisa utilizou duas metodologias independentes e complementares: primeiramente, uma fase exploratória para o delineamento das categorias de análise e, em seguida, a pesquisa do tipo levantamento para a aplicação de questionário à população constituída pelas empresas integrantes do APL de Metais Sanitários de Loanda-PR. Os procedimentos metodológicos, portanto, foram múltiplos (multimétodos) e de natureza descritiva, explicativa, qualitativa e quantitativa. O nível de análise foi constituído pelas empresas envolvidas e pela rede organizacional. A unidade de análise da pesquisa foi formada pelos empresários. Na primeira fase, foram aplicadas entrevistas com uso de roteiro semiestruturado, observação não participante e análise documental. Para o tratamento dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo e para a análise dos dados qualitativos foram realizados testes de estatística não-paramétrica. Os resultados apontam que as empresas apresentam comportamentos distintos nos elementos constitutivos do conteúdo estratégico (produto, mercado, resultado e foco). O perfil relacional se apresenta dentro de uma proximidade territorial e temática decorrentes de atividades similares em uma pequena extensão territorial. Os relacionamentos das empresas associadas apresentam-se em estágio mais avançado quando comparadas às empresas não-associadas. Três fatores auxiliam na compreensão organizacional quanto às questões informacionais: informacional operacional, informacional legal-operacional e informal legitimidade. No processo de criação de estratégica, três posturas distintas surgem entre os empresários: os com comportamento recatado, os que tendem a se reunirem com pessoas do ramo de metais sanitários e os que tendem a conversar com pessoas de fora do ramo. Foi possível a concentração das ações colaborativas em três fatores: informacional operacional, informacional legal-operacional e informacional legitimidade. Foram encontradas diversas decorrências das ações competitivas e colaborativas, dentre as quais, pesquisa e desenvolvimento de produtos e componentes, criação de empresa para abastecimento de componentes, desenvolvimento de fornecedores locais de insumos, peças e componentes plásticos, criação de empresas de reciclagem de resíduos e a conseqüente modificação de mercado e foco das empresas criadoras das atividades decorrentes. Em relação ao conteúdo estratégico em rede de empresas, foram encontradas empresas ativas e reativas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estrategicopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.titleA influência da estratégia colaborativa no conteúdo estratégico em rede de empresaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples