Desenvolvimento dos filhos : implicaões da ocupação parental sob a percepção dos filhos
Resumo
Resumo: Estudar as práticas educativas e os fatores a ela relacionados tem sido objetivo de muitos psicólogos e educadores e sua importância continua sendo demonstrada de forma crescente no meio científico. Cada pai exerce suas práticas educativas e desenvolve um estilo próprio de educar baseado em seu repertório de habilidades adquirido ao longo da vida. Considerando a importância e o tempo despendido nas atividades acadêmicas e profissionais, elas podem se constituir importantes temas de estudo. Esta pesquisa se propôs a buscar maior compreensão a respeito do contexto ocupacional parental, da interação familiar, e do desenvolvimento dos jovens recém-ingressados na Universidade Federal do Paraná no ano de 2008, utilizando para isso os seguintes instrumentos: Escalas de Qualidade de Interação Familiar (Weber, Salvador & Brandenburg, 2006), Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette & Del Prette, 2000), um questionário de identificação familiar formulado para esta pesquisa e o Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, 2007). Os resultados mostraram que mães que trabalham fora e donas-de-casa não apresentaram diferenças significativas nas práticas educativas. Mães que trabalham fora tiveram nível econômico melhor que donas-de-casa e estas permaneceram casadas com maior frequência. Em relação às variáveis do trabalho materno, a jornada de trabalho de mães e pais se correlacionou, mas elas trabalham em média cinco horas a mais por semana; a carga horária não teve relação com o grau de formação, mas teve relação com o escore de modelo materno, melhor para mães que trabalham até 12 horas por semana no máximo. A formação superior em ciências humanas relacionou-se a melhores escores de modelo e a formação em exatas, a piores. Maior autonomia profissional relacionou-se a menor envolvimento materno e o melhor clima conjugal positivo. Cuidar de crianças na profissão relacionou-se a maior envolvimento. Estar a mais de oito anos no cargo foi pior para o clima conjugal. Variáveis demográficas e relacionadas à família também apresentaram relações interessantes: famílias compostas por duas a três pessoas apresentaram melhores práticas educativas e filhos mais habilidosos socialmente enquanto famílias com mais de quatro pessoas tiveram menor nível socioeconômico; o grau de instrução teve efeitos diferentes para pais e mães; filhos de mães com apenas o ensino fundamental tiveram melhores habilidades sociais; mulheres tiveram escores melhores em habilidades sociais de enfrentamento e expressão de afeto; filhas e participantes mais novos relataram melhores práticas educativas maternas do que filhos e sujeitos mais velhos, respectivamente; nos escores totais de práticas educativas, viúvas tiveram escores melhores, casados tiveram escores medianos e separados, escores piores. Com relação ao desenvolvimento dos jovens, as práticas de regras e monitoria e comunicação positiva dos filhos relacionaram-se a melhor desempenho, a comunicação negativa (brigas, gritos, xingar, criticar) relacionou-se a mais dúvidas na escolha do curso e todas as práticas, exceto punição física, relacionaram-se às habilidades sociais, com exceção da habilidade de enfrentamento. O aspecto profissional materno e a interação familiar revelam grande potencial como explicadores e instrumentos para compreender e facilitar os processos de inserção social, desenvolvimento acadêmico e inserção profissional dos jovens nesta comunidade. No próprio relato dos estudantes, grande valor é atribuído a esses aspectos, confirmando os resultados obtidos nos instrumentos utilizados. Embora uma análise de modelos compreensivos, avaliando funções modeladoras e moderadoras ainda não tenha sido possível, diversos aspectos para a condução de novas pesquisas neste tema são levantados. Abstract: The aim of several psychologists and educators has been to study the educative practices and related variables, which importance is still shown in the scientific world with growing interests. Each parent exercise his own educative practices and develops a peculiar parenting style based upon his own repertory of abilities acquired during his life. Given the importance and time spent on academic or professional activities, such abilities are an important study issue. This study aimed to look for better comprehension regarding parental occupation context, family interaction and development of recently admitted youngsters at the Universidade Federal do Paraná on 2008, using for though the following instruments: Escalas de Qualidade de Interação Familiar (Weber, Salvador & Brandenburg, 2006), Inventário de Sociais (Del Prette & Del Prette, 2000), a family identification questionnaire built for this study and Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, 2007). RESULTS: Employee mothers and housewives didn't show significant differences on educative practices. The first had better socioeconomic status than housewives and the later remained married with larger frequency. Regarding mothers work variables, the working time of mothers and fathers correlated but women work five hours more on average; the working time didn't correlated with instruction level but with mother model, better for others who work up to twelve hours a week. Professional autonomy related to lesser maternal involvement, and to better marital relationship. Child care within professional activities related to greater involvements. Mothers who remained more than eight years at the same job had worst marital relationship. Demographic and family related variables also shown interesting relations: families composed by two to three members presented better educative practices and socially skillful children, while families with four members or more had lower socioeconomic status; educational level behave differently for mothers and fathers; children from mothers which assisted school only up to middle school had better social abilities; women had better scores of affect expression and coping abilities; feminine and youngsters subjects reported better maternal educative practices than men and older subjects, respectively. On total scores of educative practices, widows had better scores; married mothers had mean scores and the divorced, worst ones. About youngsters development, practices of rules and monitoring and children's positive communication related to better academic achievements, the negative communication practice (shouting, swearing, and criticizing) related to doubts about career selection and all practices, except physical punishment, related to social abilities, except coping. Maternal employment and family interaction reveal great potential as explicators and instruments to ease and understand social attachment, academic development, and professional development processes of youngsters from Curitiba. According to students' reports, these aspects are also affirmed, confirming instruments results. Although a comprehensive model analysis assessing modelator and moderator functions hadn't yet been feasible, many issues for new research conduction were described.
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- Teses & Dissertações [9105]