dc.contributor.advisor | Marques, Jair Mendes, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | pt_BR |
dc.creator | Marques, Angela Fontana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T16:46:46Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T16:46:46Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/17776 | |
dc.description | Orientador : Jair Mendes Marques | pt_BR |
dc.description | Inclui apendices | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 26/10/2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentraçao: Programaçao matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como ferramenta principal a análise multivariada para verificar a importância das variáveis referentes ao desempenho e a infra-estrutura das escolas públicas estaduais do ensino Fundamental e Médio, tendo como referência as escolas coordenadas pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NREP). Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se como instrumento principal a coleta de dados por forma de questionário que era atribuído para todas as escolas pertencentes ao NREP em três blocos, professores, alunos e escolas, com o objetivo de levantar dados e estabelecer informações. Organizou-se os dados gerando uma matriz para cada bloco, primeiramente usou-se a análise de componentes principais para reduzir o número de variáveis e analisar quais as variáveis ou quais conjuntos de variáveis explicam a maior parte da variabilidade total, revelando que tipo de relacionamento existe entre eles, após utilizou-se da Análise Fatorial com o método da rotação varimax para obter os indicadores de maior poder de explicação dos três blocos, e a partir desta análise calculou-se a média entre os indicadores, permitindo-se classificar cada escola em relação ao seu desempenho e infra-estrutura. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work has as a main tool the it multivaried analyzes to verify the importance of the variable concerning to the performance and the infrastructure of the state public elementary and high schools, having as a reference the schools co-ordinated by Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NREP). For the development of this research ,was made as a main instrument the collection of data. It consisted of a questionnaire form that was attributed for all the the NREP schools in three blocks, teachers, students and schools. Its objective was to raise data and to establish information. The data were organized forming a matrix for ach block, first it was used the analysis of main components to reduce the number of variable and to analyze which of the variable or which sets of variable can explain most of the total variability, disclosing what type of relationship exists between them, second it was used the Factorial Analysis with the rotation method varimax to get the greater pointers to be able to in the three blocks, and from this analysis on, the average was calculated among the pointers that allowed it to classify each school in relation to its performance and its infrastructure. | pt_BR |
dc.format.extent | xiii, 112f. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Análise multivariada | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Análise numérica | pt_BR |
dc.title | Aplicação da análise multivariada na infra-estrutura e desempenho das escolas públicas do ensino fundamental e médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educaçao de Paranavaí | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |