Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulgacov, Yara Lúcia Mazziottipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorFedeger, Andréa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T16:39:40Z
dc.date.available2023-05-19T16:39:40Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/17724
dc.descriptionOrientadora: Yara L. Mazziotti Bulgacovpt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata da aproximação entre jovens acadêmicos e adultos aposentados em seus determinantes sócio-históricos, como possibilidade de compreender como se dá o inter-relacionamento entre ambos os grupos em uma atividade de extensão universitária. Entende-se, aqui, que a intergeracionalidade é, por si só, um fator promotor da igualdade entre gerações e ainda que, numa perspectiva mais ampla, é também potencializadora da mudança de mentalidades, do compartilhamento de vivências e de aprendizagem do ser social. Nesta perspectiva, o estudo desenvolveu-se a partir do pressuposto, constatado através da pesquisa teóricoprática, de que as relações intergeracionais facilitam a (re) significação de homens e mulheres historicamente produtivos, independente da fase da vida em que estes se encontram. Para validação deste pressuposto, realizou-se pesquisa qualitativa tendo como sujeitos da amostra jovens acadêmicas do Curso de Psicologia da UFPR e adultos aposentados que participam das atividades intergeracionais do Programa de Participação Permanente e do Programa de Extensão Integrar da UFPR. A investigação foi realizada por meio das técnicas de observação participante, registros em diários de campo e entrevistas, sendo que estas últimas foram aplicadas a 12 indivíduos no período de março e abril de 2004. Os dados obtidos revelaram a efetividade de tais Programas no propósito de estabelecer novas perspectivas de aprendizagem e de (re)significação social a partir do relacionamento intergeracional entre os dois grupos de indivíduos da amostra, sinalizando para a necessidade de ampliação de Programas deste tipo dentro de um cenário social que vem, gradualmente, valorizando a troca de conhecimentos entre gerações como forma de ampliar a qualidade de vida dos indivíduos. Palavras-chave: relacionamento intergeracional, (re)significação social, Terapia Ocupacional, atividade humana, homem e mulher historicamente produtivo, compartilhamento de emoções, jovens acadêmicos, adultos aposentados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work deals with the approach between young students and ret ired adults in their social-historic context as a possibility to understand how does the inter- relat ionship happens between both groups in a specific activity of the university. It is understood in this study, that the intergeneration is, by itself, an important aspect that promotes equality between generations and still that, in a dif ferent perspect ive, it is powerful to change mentalit ies, to share experiences and to learn as a social being. In this perspective the study was developed f rom the belive and evidence through the theoric-practical research that the relat ionship intergenerations facilitates a new concept of what means to be a men and a women productive historically, independent of the life time where they are located. To validate this research, a qual itat ive research was developed having as young students f rom the Psychology Course of the UFPR and retired adults who participate the intergeneration act ivities of the Permanent Participat ion Program and the extra academic act ivity called Integrar Program of the UFPR. The investigation was developed using the par ticipant observat ion technique , daily registers in the f ield and interviews. From March to April of 2004, twelve individuals having been interviewed.The collected data revealed the effectiveness of these Programs and their object ives to establish new perspect ives of learning and to promote social and new concepts f rom the relat ionship between generations, in these two groups of individuals which is the sample. This study shows the necessity to expand Programs of this type in our social context, which comes gradually identifying the importance of the exchange of knowledge between generations as the form to improve the quality of life of the individuals. Key-words: intergeneration relationship, social meaning, ident ity, human activity, man and woman productive historically, sharing emotions, young students, retired adults.pt_BR
dc.format.extentix, 97 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectVida comunitariapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAposentadospt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleRelaçao intergeracional : concepçoes e (re) significados da atividade humana produtivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples