dc.contributor.advisor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Korbes, Clecí, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T16:31:45Z | |
dc.date.available | 2022-09-02T16:31:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/17190 | |
dc.description | Orientadora: Noela Invernizzi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/08/2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta dissertação avalia as características da divulgação científica e da educação informal em ciência e tecnologia desenvolvidas pelo Jornal Folha de S. Paulo no ano 2005. Os tópicos específicos analisados são as tecnologias reprodutivas e o uso de embriões excedentes da fertilização in vitro para pesquisa. O ano 2005 é de particular relevância devido à aprovação de dois marcos legais polêmicos: a Nova Política de Direitos Sexuais e Reprodutivos, que trata da implantação de centros de reprodução humana assistida nas capitais brasileiras e a Lei de Biossegurança, em especial o seu artigo 5º, que se refere à liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias humanas excedentes de fertilização in vitro. O conteúdo da informação sobre reprodução assistida e pesquisas com embriões humanos que chega ao público através do jornal é examinado com base em quatro eixos analíticos: a) direitos à constituição de família e de acesso às tecnologias reprodutivas; b) perspectiva de gênero ao tratar da maternidade, paternidade e família; c) interesses científicos, empresariais, governamentais e outros envolvidos; e d) implicações sociais, éticas e riscos das tecnologias reprodutivas e da pesquisa com embriões humanos. A dissertação conclui que o jornal Folha de S. Paulo tende a incorporar elementos do modelo democrático de divulgação científica, que estimula o desenvolvimento da cidadania através da discussão pública do desenvolvimento científico-tecnológico. Entretanto, continuam presentes com bastante força traços do modelo de déficit, que reforçam o
distanciamento entre cientistas e leigos. A pesquisa também constatou uma tensão entre a crescente profissionalização da divulgação científica desenvolvida pelo jornal, enquanto campo de educação não-formal, e a tradicional educação informal desenvolvida pelos meios de comunicação de massas. No contexto de uma forte controvérsia sobre o uso de embriões para pesquisa, esse último enfoque serviu para promover nos leitores do jornal a "visão de mundo progressista" dos cientistas frente a posições "conservadoras". | pt_BR |
dc.format.extent | 176 f. : il., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educaçao nao-formal - Aplicações científicas | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Jornal Folha de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação não-formal e informal em ciência e tecnologia : divulgação científica e formação de opinião sobre reprodução assistida e seus desdobramentos na Folha de S. Paulo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |