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dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorMarach, Caroline Baronpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T13:46:57Z
dc.date.available2020-10-27T13:46:57Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16282
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: No início do século XX, durante o processo de consolidação da República brasileira, o ambiente cultural da maioria de suas capitais esteve permeado por uma intensa circulação de discursos suscitados por movimentos sociais, literários e políticos. Esse interessante período de efervescência cultural tem, como uma de suas expressões, a revista paranaense A Escola: órgão do grêmio dos professores públicos do Paraná, cuja circulação se deu entre os anos de 1906 a 1910. Acredita-se que tal periódico, enquanto objeto de análise, pode vir a esclarecer os principais aspectos suscitados em torno da questão educacional no início do século XX. Nele, um grupo de escritores pôde deixar suas impressões tecidas a partir da trama de seu próprio tempo, traduzindo, em seus escritos, parte das principais transformações e permanências culturais vivenciadas. É este contexto que se busca conhecer, a partir de uma análise histórico-lingüística dos artigos do dito periódico. O corpo documental deste trabalho, além dos artigos da revista, também abrange obras biográficas de forma a caracterizar os principais colaboradores de A Escola e as instituições por quais estes homens passaram. Também foram postas à interpelação fontes oriundas do aparelho administrativo do Estado, posto que ajudam a desvendar sutilezas em que se move o pensamento do poder. Entendendo que os intelectuais de A Escola constituíam um grupo pelo fato de compartilharem uma mesma linguagem, este trabalho busca estabelecer as relações entre os vocábulos mais freqüentes e o sentido que lhes era trazido na época de sua enunciação. Juntamente com o objetivo de compreender o léxico político comum a tal grupo de intelectuais paranaenses, buscou-se também compreender as motivações e projetos de seus integrantes, os quais, na posição de "pedagogistas" e professores, escreviam para seus demais colegas de magistério. A figura do escritor assume, portanto, considerável importância já que é entendido como todo aquele capaz de traduzir em discurso uma certa realidade cultural e transformar suas experiências de vida em idéias sintetizadas. Em suas produções, tal intelectual faz uso de uma linguagem própria da época. Ao mesmo tempo em que conforma discursos, também é conformada por eles. Tem-se, portanto, em A Escola, palavras como tradição e modernidade, ciência e ignorância, razão e crendices que podem revelar as concepções de mundo de seus colaboradores. Estas engendraram, para além de discursos, práticas que perdurariam nas décadas seguintes do século XX.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the beginning of the 20th century, during the consolidation of Brazilian Republic, the cultural environment of most capital cities had been put through intense thoughts defied by social, literary and political movements. One of the expressions of this interesting period of cultural boiling was the magazine A Escola: órgão do grêmio dos professores públicos do Paraná, based in the the southern state of Paraná and ran between 1906 and 1910. It is believed that this magazine, as object of analysis, may elucidate the main aspects challenged around the educational issue of the 20th century. There, a group of writers were able to set their impressions, expressing part of the main cultural permanencies and transformations of their time. The documental basis of this thesis, besides the magazine articles, includes biographical works as a manner of naming the main collaborators of A Escola as well as those Institutions where they have collaborated. Also, sources derived of the State administration system have been analysed, so they could help disclose tenuous details of the thought of the power. Understanding the writers of A Escola constituted a group, because of the fact that they shared the same language, this thesis intents to establish the relationships between the most frequent terms and their meanings at the time of their enunciation. Together with the aim of understanding the political lexicon common of this group of intellectuals from Paraná, this thesis also pursues the motivations and projects of the members of this group, whose, as pedagogical professionals and professors, used to write to professorship colleagues. The figure of the writer assumes, therefore, considerable importance, since he is understood as any person capable of expressing a certain cultural reality and transforming its lives experiences into synthesized ideas. In their productions, the figure of the intelectual makes use of a language peculiar of its time. At the same time as they build speeches, they were built by them. In A Escola, there were words as tradition and modernity, science and ignorance, reason and superstition, which may reveal the writers concept of the world. Such concepts have produced, beyond theory, practices that would stand over the next decades of the 20th century.pt_BR
dc.format.extent114 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIntelectuais - Paraná - 1906-1910pt_BR
dc.subjectPeriódicos - Paranápt_BR
dc.subjectCultura - Paranápt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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