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dc.contributor.advisorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorNeri, Janete de Fátima Barausept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:51:16Z
dc.date.available2022-08-18T18:51:16Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14034
dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19 de maio de 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Apresenta resultados sobre investigação que analisou os processos de seleção de conteúdo realizados por professores de História em suas práticas docentes no Ensino Médio. O trabalho de campo foi desenvolvido em um Município da Região Metropolitana de Curitiba, particularmente nas treze Escolas Estaduais que oferecem Ensino Médio. Por meio de questionário respondido por dezenove professores e da realização de entrevistas com sete deles, buscou-se levantar informações sobre os diferentes níveis em que ocorrem os planejamentos para o ensino da História e, em especial, sobre as formas pelas quais são definidos os conteúdos a serem ensinados. Entendendo a seleção de conteúdos como parte integrante e indissociável da ação docente e não como tarefa atribuída ao professor, seu significado foi reconstruído a partir do conceito de mediação didática. Foi possível compreender algumas dimensões do processo de escolha dos conteúdos de ensino a partir do ponto de vista dos professores, evidenciando-se que se trata de um processo que se efetiva de diferentes formas: incorporando materiais ao tema de uma aula; preparando as atividades para um determinado assunto; definindo que, para salas de aula diferentes (mais agitadas, mais calmas, mais "fracas"), os materiais e as atividades precisam ser adequados; excluindo ou incluindo temas conforme o tempo disponível. Foi possível constatar que estas ações realizadas pelos professores em suas práticas cotidianas interferem consistentemente nos conteúdos de ensino, mas não são reconhecidas por eles como ações de escolha de conteúdos, identificada de forma geral como a elaboração de listas de assuntos. Finalmente, foi possível identificar tensões que se estabelecem entre níveis de decisão sobre o saber a ser ensinado e, ainda, compreender como elas se estabelecem a partir das concepções sobre conteúdos e sobre História construídas pelos professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work presents some results about investigation that analyzed the processes of selection of content made by History teachers in its teaching action in Secondary School. The research was developed in one City of the Metropolitan Region of Curitiba, particularly in the thirteen state Secondary Schools. By usage of questionnaires, that was answered for nineteen teachers, and interviews with seven of them, the researcher looked for informations about the different levels where the History teaching's planning hapen and, specially, about the ways contents are defined to be taught. The selection of contents was understood as integrant and inseparable part of the teaching action and not as task attributed to the teacher. Then, the meaning of selection of contents was reconstructed from the concept of didactic mediation. It was possible to understand some dimensions of the process of choice of the teaching contents from the point of view of the teachers, showing that the process has done by different ways: by addition of material in the subject of a lesson; during preparation of activities for one determined subject; defining, for different classrooms (more agitated, calmer, "weaker"), which materials and activities need to be adjusted; by inclusion or exclusion of subjects in view of the available time. It was possible to observe that the above actions made by teachers in their daily functions intervene strongly in the teaching contents. Therefore teachers do not recognize that actions as selection of contents. For almost of them, the selection is identified as the elaboration of lists of subjects. Finally, it was possible to identify tensions that are established among decision levels about knowledge to be taught and, moreover, to understand how that tensions are established from the contructed conceptions by teachers of contents and History.pt_BR
dc.format.extent153 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleA seleção de conteúdos de História por professores do Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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