Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFernandes Júnior, Nelsonpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T18:57:05Z
dc.date.available2023-11-07T18:57:05Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14032
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26 de agosto de 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar "Quais as representações de prevenção dos estudantes adolescentes de Curitiba, relativas à gravidez precoce e DST, que os levam à adoção (ou não) de medidas preventivas". O conceito de representação aqui empregado aproxima-se da ótica de PIAGET (1978) onde pode significar tanto uma "imagem" mental (um símbolo concreto) quanto conceitos (abstratos). A metodologia, nas perspectivas de pesquisa de cunhos qualitativo e fenomenológico, constituiu-se de entrevistas abertas, com 20 adolescentes de 17 e 19 anos, de ambos os sexos, cursando a terceira série do segundo grau de escola pública, e o primeiro ano do ensino superior em universidade pública, respectivamente, selecionados pelas variáveis sexo/idade/série. Para a coleta de dados utilizou-se o método clínico de Jean PIAGET na perspectiva de DELVAL (2002). As entrevistas foram gravadas e transcritas. O produto das entrevistas foi avaliado com base na técnica de Análise de Conteúdo proposta por BARDIN (1977). São exemplos de representações que contribuem para a não adoção de medidas de prevenção entre adolescentes femininas: não planejar a primeira relação sexual porque o próprio corpo vai saber identificar a hora certa; afastar-se do parceiro no momento de excitação como única prática de prevenção; acreditar na fidelidade do namorado, noivo ou marido e deixar de utilizar a camisinha como método de prevenção às DST. E, entre os adolescentes masculinos: usar camisinha com uma garota mais nova porque é menos experiente, com garota pobre porque vai menos ao médico, com garota madura depende do momento, com garota bonita e rica dá menos medo; prevenir primeiramente a gravidez precoce, depois o HIV; usar camisinha só no início, depois passa a confiar, ou se a garota já usa pílula, não precisa. A pesquisa também divulga importantes representações que contribuem para a adoção de medidas de prevenção entre os (as) adolescentes entrevistados (as), entre elas: possuir planos de projeto de vida; ter internalizado um conceito amplo de sexualidade; sentir-se compreendido, apoiado e ouvido pela família; qualquer que seja o envolvimento emocional, usar sempre métodos de prevenção nas relações sexuais. Este trabalho ainda propõe algumas recomendações que, a partir das representações identificadas, podem contribuir positivamente para o experienciar sexual entre adolescentes: capacitar professores nos temas sobre sexualidade; protagonizar vivências entre os adolescentes para fomentar a prática de diálogos entre os parceiros sexuais sobre temas de prevenção, sentimentos, fidelidade "negociada", iniciação sexual, prazer, projeto de vida; divulgar os benefícios da camisinha feminina; aplicar dinâmicas adequadas para reconhecimento do próprio corpo adolescente e suas transformações. As recomendações visam contribuir com a reformulação das concepções prévias do aprendiz "sexualescente" e com o processo de conscientização frente aos comportamentos de risco.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research is investigating "Which representations of prevention the adolescent students of Curitiba, related to the precocious pregnancy and STD, lead them to the adoption (or not) of preventive measures". The representation concept here applied gets close to PIAGET's point of view (1978) where it can mean either a mental "figure" (a concrete symbol) or concepts (abstract). The methodology, in the perspectives of research of qualitative and phenomenological stamps, was constituted of open interviews, with 20 adolescents among 17 and 19 years old, of both sexes, attending to the senior high school in public schools, and also the freshmen in public universities, respectively, selected by their sex/age/grade. For the data gathering, Jean PIAGET'S clinical method was used under DELVAL's perspective (2002). The interviews were recorded and transcribed. The product of the interviews was evaluated based on the Analysis of Content technique proposed by BARDIN (1977). These are examples of representations that contribute to the not adoption of prevention measures among female adolescents: not planning the first sexual relationship because their own body will know how to identify the right time; keeping off of their partner in the moment of excitement as only prevention practice; believing in the boyfriend's, fiancé's or husband's fidelity and not using the condom as a prevention method to avoid STD. Among male adolescents: using a condom with a younger girl because she is less experienced, with a needy girl because she is not supposed to see the doctor often, with an experienced girl it depends on the moment, with a beautiful and rich girl he feels safer; firstly preventing the precocious pregnancy, then HIV; using condom only in the beginning of the relationship, later they start to trust each other, or if the girl already uses contraceptive pill, there's no need of it. The research also reveals important representations that contribute to the adoption of prevention measures among the adolescents interviewees: having a life perspective project; being aware of the concept of sexuality as a whole; being understood, heard and supported by the family; no matter the emotional relationship, always using preventive methods during the sexual intercourse, etc. This work still proposes some recommendations that, starting from the identified representations can positively contribute to experiencing sex among adolescents: teachers' training in the themes about sexuality; role playing real situations among the adolescents to foment the conversation among sexual partners on prevention plots, feelings, "negotiated" fidelity, sexual initiation, pleasure, life project; disseminate the benefits of the feminine condom; apply suitable dynamics for recognition of the adolescent's own body and its changings. The recommendations seek after contributing with the reformulation of the previous conceptions of the apprentice "sexualescente" and with the process of understanding before a risky behavior. Key-words: adolescence, sexuality, precocious pregnancy, STD and Aids, prevention sexually transmitted disease (STD).pt_BR
dc.format.extentix, 149 f. : il.; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectAdolescentes - Comportamento sexualpt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis - Prevençãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleRepresentações de prevenção à gravidez precoce e DST em adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples