Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorBardini, Carmelapt_BR
dc.contributor.otherDiez, Carmen Lúcia Fornaript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T20:05:28Z
dc.date.available2020-08-17T20:05:28Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13872
dc.descriptionOrientador : Prof. Geraldo Balduino Hornpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Profª Carmen Lucia Fornari Diezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/06/2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo se propõe a identificar as condições institucionais de construção de saberes no âmbito da Iniciação Científica, as configurações do campo da pesquisa no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, assim como situar as tendências temáticas dos projetos de pesquisa relacionados ao corpo docente e discente do curso. Para tanto, foi realizada uma análise documental diante dos resumos publicados por estudantes do Departamento de Educação Física da UFPR nos Anais dos Eventos de Iniciação Científica da mesma Universidade (o EVINCI). A investigação, que se apóia nos conceitos da arque-genealogia de Michel Foucault, se desenvolveu a partir dos resumos publicados nos Anais de 1993 a 2006, de resoluções normativas ? referentes à política institucional de pesquisa na UFPR e CNPq ? e, de informações retiradas das páginas eletrônicas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e CNPq. Embora os projetos financiados tenham sido majoritariamente ligados à produção de pesquisas do Laboratório CECOM (Centro de Estudos do Comportamento Motor), a Educação Física adquire contornos plurais no evento. A partir da leitura dos resumos foi possível identificar quais temáticas entram em pauta nos projetos de pesquisa e quais estratégias metodológicas sustentam os resultados expressos nos trabalhos financiados. As produções de pesquisa institucionais desenvolvidas no DEF podem ser vistas através de uma rede de saberes gerada e controlada por resoluções e formulários eletrônicos criados pelo CNPq.pt_BR
dc.format.extent127 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Parana - Textospt_BR
dc.subjectEducação fisica - Pesquisapt_BR
dc.subjectProdução científica - Educaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.titleProjetando visibilidade às politicas de verdade : uma análise da produção científica sobre a Educação Física na UFPRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples