Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBuck, Soniapt_BR
dc.contributor.authorGasperin. Arlete dept_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T19:27:00Z
dc.date.available2022-08-22T19:27:00Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13665
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionOrientadora: Sonia Buckpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Helga Loospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As sociedades ocidentais têm intensificado a sua estrutura de funcionamento agredindo e transformam drasticamente o ambiente. Dentre estas agressões está a poluição sonora que, segundo a Organização das Nações Unidas, é uma das quatro principais ameaças ao meio ambiente. Alguns estudos já apontam para as conseqüências desse tipo de poluição sobre o ser humano, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi investigar o significado atribuído ao ruído do trem, e o quanto isso interfere na construção dialética do sujeito ecológico para duas comunidades escolares do entorno da linha férrea de Curitiba. O estudo foi desenvolvido com base na medição, em sala de aula, do ruído de fundo na presença de trem e sem o trem. Com a análise das medições do ruído foi possível verificar que a maioria das salas de aula está com seus níveis de conforto acústico acima dos sugeridos pela lei, mesmo sem a presença do trem. O estudo mostrou a predominância da concepção utilitarista do trem em detrimento ao um outro significado mais afetivo na comunidade escolar estudada. Assim, a temática ambiental não vem sendo discutida, mesmo diante do fato de as escolas estarem expostas ao ruído do trem, interferindo inclusive no processo ensino-aprendizagem o que dificulta a formação do sujeito ecológico. Algumas medidas são apresentadas como propostas para diminuir o impacto ambiental relacionado ao ruído do trem nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this first XXI century's decade occidental societies have intensified the working structure and, therefore, they damage and transform the environment. Among those aggressions there is the sound pollution which, according to the United Nations Organization, is one of the four main threats to the environment. Some studies already point to the consequences of this kind of pollution for the human being, especially concerning the teaching-learning process. The objective of this study was to investigate the meaning attributed to the train noise, and whether it interferes on the dialectic construction of the ecological subject for two school communities settled along the railway in Curitiba. The study was developed based on measurements, in classrooms, of the background noise with and without the train. In the noise measurement it was possible to verify that the most classrooms have its acoustic comfort level above the suggested by the law, even without the presence of the train. The study showed the predominance of the utilitarian conception of the train in detriment to another meaning more affective in the studied community.The environmental theme hasn't been dealt, even upon the fact that schools are exposed to the train noise, which interferes specially on the teaching-learning process, making the formation of the ecological subject difficult. Some solutions are presented to diminish the impact of the train noise in the schools.pt_BR
dc.format.extentxi, 81 f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples