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dc.contributor.authorFronza, Marcelopt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T14:10:11Z
dc.date.available2020-06-18T14:10:11Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13663
dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/05/2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, buscou-se estudar se os jovens constroem conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar. Este estudo se insere no conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial, na linha de investigação ligada à cognição histórica situada, a qual leva em consideração a compreensão das idéias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de História. Esta investigação de caráter qualitativo privilegia como sujeitos os jovens de escolas públicas do Ensino Médio, os quais lêem os quadrinhos que aqui são considerados como artefatos culturais. Entendo a escola como um espaço da manifestação da experiência cultural dos sujeitos; nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem mediar a relação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico elaborado presente neste local, permitindo que os estudantes sintam satisfação em conviver no universo escolar. Para isso, procurou-se analisar os conceitos estruturais ligados a esses artefatos culturais à luz da filosofia da linguagem bakhtiniana e da teoria das histórias em quadrinhos. Depois, analisou-se como os quadrinhos são trabalhados por alguns livros didáticos de História, o que permitiu construir uma ficha de análise. Isso possibilitou perceber se as histórias em quadrinhos eram trabalhadas como ilustrações ou como documento histórico nesses manuais didáticos. Também utilizou-se como instrumento de investigação um questionário e três páginas da história em quadrinhos Asterix e Cleópatra, dos quadrinistas franceses Goscinny e Uderzo. Este instrumento, a partir da técnica ligada à análise de conteúdo, possibilitou a compreensão das idéias históricas que os sujeitos envolvidos na pesquisa apresentaram em relação a este artefato cultural. Utilizou-se as considerações teóricas referentes às idéias de segunda ordem como inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica com o objetivo de entender quais os conceitos históricos, sejam eles substantivos, seja de segunda ordem, que os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos. Por fim, pretendeu-se indicar como, a partir de pressupostos didáticos e pressupostos da epistemologia da História, construirei uma metodologia para o trabalho com as histórias em quadrinhos no âmbito da Educação Histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this research is the study of the youths'skills to build their knowledge coming from the comics with historical themes that appear in the school universe. This study is introduced in a set of researches related to the History Education, specially, into the located cognitive investigation that considers the understanding of the students' ideas in the context of the History learning. It is a qualitative investigation that privileges as individuals the public high school's students, who read the comics considered as cultural artifacts. The school is considered as a cultural individuals experienced manifestation space. In that sense, the comics can mediate the relation between the youth culture and the elaborated historical knowledge presented here, allowing the students to feel satisfaction to live into the school universe. By this reason, it was analysed the structural concepts attached to cultural artifacts to the awakening of the Bakhtinian philosophy's language and the comics' theory. After that, the next step was to find out how these comics are worked by some history's textbooks, which allowed me to build an analysis record. It turned possible to notice if the comics were worked as illustrations or as a historical document in these textbooks. It was used as an instrument of investigation a questionnaire and three pages of the Asterix and Cleopatra's comics created by the Frenchmen Goscinny and Uderzo. Through the technique of analyzed content of this instrument it was possible to notice the understanding of the historic ideas that the individuals involved presented in relation to this cultural artifact. It also was applied the theorical considerations related to the second order ideas as a significance, inference and narrative historic, to understand what historical concepts such as nouns or second order ideas mobilize the students to read a comic concerned with historic themes. Finally, the intention was to build a methdology for comics' work into de Historic Education area, beginning with didacticand epistemology presuppositions of the History.pt_BR
dc.format.extentx, 170 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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