dc.contributor.author | Cornelsen, Sandra | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Laura Ceretta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T18:02:55Z | |
dc.date.available | 2020-04-14T18:02:55Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/12345 | |
dc.description | Orientadora: Laura Ceretta Moreira | pt_BR |
dc.description | Inclui apêndice | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta dissertação analisa a possibilidade de reconstrução de atitudes da comunidade escolar, tornando-a uma escola inclusiva, na qual cada criança atua com sua possibilidade de interação, estimulada por um grupo inclusivo, disponível para a cooperação e a solidariedade. Neste texto é analisada especificamente a forma como a Psicomotricidade Relacional cria um elo de comunicação com o aluno autista e promove a sua interação com o outro e com os objetos, facilitando sua inclusão no ensino regular. Este estudo traz em sua essência uma discussão teórica sobre a concepção de uma escola inclusiva a partir da Psic omotricidade Relacional, com ênfase na inclusão de alunos autistas. A pesquisa de campo relata um estudo de caso de uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da Psicomotricidade Relacional. O resultado principal desta investigação e videnciou que é possível a inclusão da criança autista no ensino regular, desde que se estabeleça uma forma de comunicação com ela; no caso em questão, isso ocorreu por meio da Psicomotricidade Relacional, que levou a criança autista à interação na escola com o mundo das pessoas, coisas e fatos que a cercam. Acredita -se em um maior desenvolvimento dessas crianças quando possibilitada a sua interação com um meio onde prevaleçam as diferenças, pois a convivência com a diversidade permite ampliar as oportunida des de trocas sociais, concretizando o processo de inclusão escolar e social. | pt_BR |
dc.format.extent | 200 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |