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dc.contributor.advisorTavares, Taís Moura, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorArias, Valériapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T17:48:46Z
dc.date.available2022-08-17T17:48:46Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12135
dc.descriptionOrientadora: Tais Moura Tavarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo concentra-se em ampliar as possibilidades de análise teórica e fornecer subsídios para futuras proposições na área das políticas públicas para a educação, consideradas sob o viés do estado contemporâneo. Seu objeto, o processo de construção política de um plano decenal de educação, que não se constituiu em produto acabado da gestão 2003-2006, é tomado como ponto de partida para a crítica do modelo de gestão, em princípio democrático, adotado pela administração da educação no período visado. Neste modelo, incluem-se a metodologia da construção coletiva e as demais estratégias de governo, aqui avaliadas como contrafações aos objetivos de uma gestão que se autodefine progressista e avessa aos interesses do capital. Como instrumento de planejamento e como projeto de lei, o plano estadual de educação é abordado na esteira das possibilidades e dos limites do planejamento público, sob o regime democrático de representação e o sistema capitalista de produção.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este estudio se atiene en ampliar las posibilidades del análisis teórico y proporcionar subsídios a futuras proposiciones en el campo de las políticas públicas para la educación, consideradas bajo al panorama del estado contemporáneo. Su objeto, el proceso de construcción política de un plan estadual de educación, que no ha logrado resultar en producto final de la gestión 2003-2006, es tomado como punto de partida de la crítica del modelo de gestión, en princípio democrático, adoptado por la administración de la educación en el período delimitado. En este modelo se incluyen el método de la construcción colectiva y las demás estratégias de gobierno, evaluadas como contrafaciones de los objetivos de una gestión que se autodefine progresista y opuesta a los valores del capital. Como instrumento de planificación y proyecto de ley, se analisa el plan estadual de educación en conformidad a las posibilidades y límites del planeamento público, bajo el régimen democrático de representación y el sistema capitalista de producción.pt_BR
dc.format.extentviii, 155 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPolítica e estadopt_BR
dc.subjectEducação e governo - Paranápt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção política do plano estadual de educação do Paraná na gestão 2003-2006 : controvérsias acerca do processo democrático no especto do estado contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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