Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2007Autor
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Nesta pesquisa investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados por professores de Matemática quando da autoria e leitura, pela internet, de objetos de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas com duas professoras-autoras de Objetos de Aprendizagem Colaborativa publicados no portal educacional Dia-a-dia Educação e com uma professora-leitora desses objetos de aprendizagem. O referencial teórico que fundamenta as análises e que permitiu a caracterização da dinâmica desse processo advém do Modelo Teórico dos Campos Semânticos e da Psicologia Cultural. O trabalho de análise permitiu uma discussão, aqui também apresentada, sobre a implementação dos objetos de aprendizagem enquanto um novo tipo de material educacional cujo desenvolvimento e utilização são possíveis graças à utilização de recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação. Abstract: In this research we study the dynamics of the processes of meaning production for teachers of Mathematics when they are authors and readers of learning objects. For such, have been realized interviews with two teachers who are authors of Collaborative Learning Objects into web portal "Day-to-Day Education" and with a teacher who read these learning objects. The theoretical referential that bases the analyses and that it allowed to the characterization of the dynamics of this process are Theoretical Model of Semantic Fields and Cultural Psychology. The work of analysis has enabled a discussion above the implementation from learning objects and identified aspects of that dynamics of the processes.
Collections
- Teses & Dissertações [9191]