Criança e mídia : o acesso ao computador e seus reflexos nos saberes da criança de educação infantil
Resumo
Resumo : O trabalho propôs-se a investigar a criança que a escola de educação infantil recebe nos tempos atuais, vivendo com acesso às novas tecnologias. A primeira parte apresentou aportes conceituais sobre o estudo da tecnologia e meios de comunicação de massa na educação bem como o estudo da criança a partir da visão sócio-interacionista representada por Lev Vygotsky. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre a pesquisadora, familiares, crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade de uma escola privada, revelando dificuldades e perspectivas a partir dos pressupostos apresentados na interface tecnologia, família e educação. Os resultados do estudo revelaram que a criança de hoje, de classe média e alta, chega à escola de educação infantil levando consigo uma bagagem tecnológica e junto a esta novos saberes e experiências. O acesso ao computador, muitas vezes utilizado como lúdico para a criança, confronta-se com o dos pais ocorrendo assim uma aproximação da linguagem e da afetividade com estes. A criança, nesta idade, utiliza o computador como interface na relação de identificação com os pais, imitando-os, o que lhes é pertinente e importante neste período. As intervenções da pesquisadora ao cruzar os dados do diálogo com as crianças, juntamente com a observação e a participação dos pais, propiciaram a explicação do mundo empírico desta realidade das crianças com as novas tecnologias, mais especificamente, o computador, contemplando os interesses infantis e revelando seus novos saberes. Abstract : This paper aims to investigate what children primary schools receive nowadays, in a time of free access to high technologies. The first part presented conceptual contributions about technology and mass midia communication means in education as well as the study of the children in a dialetic understanding proposed by the social-interactionism of Lev Vygostsky. The empirical part was based on an ethnographic research, which made possible the focusing and interpretation of the interactions among the researcher, family members and children from 4 to 6 years old of a private school. It also revealed difficulties and perspectives of this field from those issues introduced in the technology, family and education’s interface. At this age the child uses the computer as a connection in the relation of identification with parents imitating them, what is relevant and important to the child during this period. The results of this research announced that today’s children, from the middle and upper classes enter school carrying a technological knowledge combined to other knowledge and experiences. The access to the computer, many times used as a playful object to the children, confronts the access the parents have with it, what creates a closeness approach between their language and affection. The researcher’s interventions, while crossing the data from the children dialog with the parents’ observation and participation, proposed the explanation of children’s empirical world of their reality with high technologies, more specifically, the computer, transcending the infantile interests and revealing their knew knowledge.
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