Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChiesa, Paulo, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro Junior, Clodualdo de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:01:16Z
dc.date.available2020-12-10T19:01:16Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12013
dc.descriptionOrientador: Paulo Chiesapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Desenvolvido no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Paraná, este trabalho busca esclarecer questões e problemáticas na execução do trabalho final de graduação de arquitetura das universidades Tuiuti e Federal do Paraná, fundamentados na orientação de dez trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do quinto ano de arquitetura que foram submetidos a uma didática própria de orientação através de uma proposta de disciplina. Discorre sobre as influencias no ensino de arquitetura, o surgimento no Brasil deste ensino e a história dó trabalho final de graduação. Apresenta ainda uma análise de questões próprias do TFG, como a escolha do tema, a orientação, as questões técnicas, o desenvolvimento dos trabalhos e a avaliação. Traz ainda comentários e indicativos que poderiam favorecer o desenvolvimento dos trabalhos objetivando um formação mais completa do aluno no momento que transiciona a vida acadêmica para a profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Developed in the post-graduation program in Education from the Parana Federal University, this work seeks elucidating matters and a set of problems in executing the graduation final work in architecture from Tuiuti and Parana Federal universities. The study is based upon the orientation of ten works, developed by academicals from the fifth school year of architecture, which were submitted to a proper didactics of orientation through a proposal of discipline. It discourses about the influences in the teaching of architecture, the uprising of this teaching in Brazil, and the history of the graduation final work. It also presents an analysis of proper matters of the GFW, such as choosing the theme, the orientation, the technical issues, the development of designs and the evaluation. It brings comments and signs that could favor the development of works aiming at a more complete formation of the student, at the moment in which he/she transits from the academic to the professional life.pt_BR
dc.format.extentvi, 183 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectArquitetura - Paraná - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paranápt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo : um estudo a partir das práticas docentes e discentes nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federal e Tuiuti do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples