Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Vera Regina Beltrão, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laine de Andrade ept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T16:57:24Z
dc.date.available2022-09-02T16:57:24Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11599
dc.descriptionOrientadora: Vera Regina Beltrão Marquespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta é uma pesquisa qualitativa que mostra como as relações de educação, saúde e trabalho indígena são tratadas no discurso dos livros didáticos de história das séries iniciais, nos anos de 1996 e 1997, usados por duas escolas, sendo uma pública e outra privada no município de Quatro Barras/PR, região metropolitana de Curitiba. A temática deste trabalho, cujo sujeito é o índio brasileiro, tem seu objeto analisado a partir de um enfoque dialético. Como instrumentos da coleta de materiais utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a observação livre. Para a análise dos materiais utilizou-se a análise de conteúdo (AC). A análise do material obtido foi feita levando-se sempre em conta os objetivos propostos como analisar o discurso pedagógico, não lingüístico, contido no livro didático e como este se aproximou da escola; se promove a formação de uma imagem preconceituosa em relação aos povos indígenas ou se consegue levar até a sociedade envolvente conceitos que contribuem para uma interação cultural. O estudo está estruturado em três capítulos. No primeiro discute-se como os indígenas viviam, vivem e pensam a educação, a saúde e o trabalho. No segundo capítulo analisou-se a importância do livro didático na educação brasileira, desde sua primeira aparição oficial, em 1930 até 1996, com a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). No terceiro capítulo analisou-se o discurso do livro didático acerca das relações de educação, saúde e trabalho indígena. Discute-se como essas relações são retratadas nos referidos livros, buscando avaliar as tendências paradigmáticas predominantes, em especial relacionadas ao objeto deste estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que a história narrada nos livros didáticos analisados apresenta-se como "verdade inconteste", escrita como história dos vencedores e que a história dos vencidos ainda vem sendo construída. A cultura indígena começa a merecer atenção, porém mantém-se a produção de livros didáticos que reforçam a idéia de que a história é feita pelos grandes, pelos dominantes, pelos que estão no poder em detrimento de uma perspectiva que possibilite ao aluno participar na construção da história.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is a qualitative research which shows how the Brazilian indian relations of education, health and work are treated in the discourse of history books of the initial school series used in 1996 and 1997 in two schools, one of them a public school and the other, a private one; both located in Quatro Barras/PR, a borough in the metropolitan region of Curitiba. The theme of this work, whose subject is the Brazilian indian, has its object analysed from a dialectical point of view. As tools for data collection, we used the semi-structured interview as well as free observation. As for the analysis of the materials, we used content analysis. The material analysis was done by considering the objectives of this work, which are: how to analyse the pedagogical non-linguistic discourse contained in school books and how this discourse was incorporated in the school context; if it promotes the creation of a prejudiced image of Brazilian indians; and finally if it is able to take to society concepts that contribute to a cultural interaction. This study is organized in three chapters.In the first chapter, we discussed how the Brazilian indians used to live, as well as how they live and think about education, health and work. In the second chapter, we analysed the importance of school books in Brazilian education, since its first official appearance in 1930 until 1996 with the creation of the School Book National Program (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD). In the third chapter we analysed the school book discourse in that what concerns the indian relations of education, health and work. We discussed how these relations are portrayed in the school books, in the attempt to evaluate the prevailing paradigmatic tendencies, specially related to the object of this study. The results obtained lead us to conclude that the history told in the school books we analysed is shown as "undeniable truth", written as the history of the winners and that the history of the losers is still being built. We observed that the indian culture begins to deserve the attention of the nonindians. Yet, the school books that are presently being produced still reinforce the idea that history is made by those who detain the power to the detriment of a perspective which allows the student to participate in the construction of history.pt_BR
dc.format.extent115 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIndios da America do Sul - Educação - Paranápt_BR
dc.subjectHistória - Livros didáticospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação, saúde e trabalho indígena no contexto do livro didático (Paraná, séries iniciais, 1996-1997)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples