Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Andrea do Rocio Caldas, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T17:20:56Z
dc.date.available2020-07-29T17:20:56Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11017
dc.descriptionOrientadora: Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Acácia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educacão, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo analisar os processos de desistência e resistência no trabalho docente, dos professores(as) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba. O pressuposto que rege as análises é que tais processos advêm da relação contraditória que o trabalho na sociedade capitalista contemporânea pressupõe, entre as determinações da alienação e as possibilidades de libertação. Parte-se da análise da dupla dimensão do trabalho, como reprodução em-si e como atividade social genérica, a fim de identificar como este processo de tensão afeta a realização concreta do trabalho educativo. Considera-se que a atividade escolar relaciona-se com esta dupla determinação, tanto do ponto de vista dos conteúdos de seu trabalho, que têm sua gênese e finalidades demarcadas pelo mundo do trabalho, quanto pela forma de realização do trabalho escolar, como espaço de reprodução da existência individual e social. Desta forma, o presente trabalho busca analisar os componentes estruturais que no atual momento acentuam o sofrimento e a precarização do trabalho docente, e identificar as possibilidades de ruptura com tal quadro, que ensejem potencialidades emancipatórias. Defende-se que o estudo destas manifestações, a desistência e a resistência, deve considerar a necessária relação dialética entre estrutura social e ação humana, tomadas historicamente e, portanto, em permanente movimento de construção e reconstrução. A investigação toma como referência o relato de professores(as) municipais, indicados pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Educação de Curitiba (SISMMAC) e pelos pares mais próximos da escola, que vivem situações de comprometimento e desmotivação com o trabalho escolar. A partir destas análises, o estudo em questão pretende contribuir para o desvelamento dos entraves que obstaculizam a relação consciente com o trabalho e com sua finalidade humanizadora, e, ao mesmo tempo, destacar os processos representativos de resistência que estão em curso nas práticas escolares.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este estudio tiene como objetivo analizar los procesos de desistencia y resistencia en el trabajo docente de los profesores(as) de la Enseñanza Primaria de la Red Municipal de Educación de Curitiba. La premisa que orienta los análisis es que esos procesos advienen de la relación contradictoria que el trabajo en la sociedad capitalista contemporánea exige, entre las determinaciones de la alienación y las posibilidades de liberación. El trabajo parte del análisis de la doble dimensión del trabajo, como reproducción en si y como actividad social genérica, con fines de identificar como ese proceso de tensión afecta la realización concreta del trabajo educativo. Considerase que la actividad escolar se relaciona con esa doble determinación, tanto desde el punto de vista de los contenidos de su trabajo, que tiene su génesis y finalidades marcadas por el mundo del trabajo, cuanto por la forma de realización del trabajo escolar, como espacio de reproducción de la existencia individual y social. Así, el presente trabajo busca analizar los componentes estructurales que en el actual momento acentúan el sufrimiento y la precarización del trabajo docente e identificar las posibilidades de ruptura con tal cuadro que proporcionan potencialidades emancipatorias. Defendiese que el estudio de esas manifestaciones, la desistencia y la resistencia, debe considerar la necesaria relación dialéctica entre estructura social y acción humana, tomadas históricamente y, pues, en permanente movimiento de construcción y reconstrucción. La investigación toma como referencia el relato de profesores(as) municipales, indicados por el Sindicato de los Servidores del Magisterio Municipal de Educación de Curitiba (SISMMMAC) y por los pares mas cercanos de la escuela, que viven situaciones de comprometimiento y desmotivación con el trabajo escolar. A partir de esos análisis, el estudio en cuestión pretende contribuir para la revelación de las trabas que obstaculizan la relación consciente con el trabajo y con su finalidad humanizadora y, al mismo tiempo, destacar los procesos representativos de resistencia que están en curso en las prácticas escolares.pt_BR
dc.format.extentX, 164 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTrabalho - Sofrimentopt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesistência e resistência no trabalho docente : um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitibapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples