A formação de educadores no espaço dos movimentos sociais do campo : um estudo a partir da I turma de pedagogia da terra da via Campesina/Brasil
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objeto a Formação de Educadores na perspectiva da Educação do Campo e analisa o Curso de Pedagogia da Terra, a partir da proposta teórico-metodológica construída no I Curso de Magistério do MST e no I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina, buscando compreender quais as suas especificidades. Compreende que a resistência e organização dos camponeses através dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, emergem das contradições provenientes do processo de concentração da terra no Brasil e, fornecem as condições para o nascimento e consolidação do MST. A formação para os direitos nos MSPdoC será base da proposta de educação formal desenvolvida no Movimento Sem Terra, neste caso o I Curso de Magistério para educadores do campo. Busca compreender a organização do trabalho pedagógico deste Curso, a partir de seus elementos. Em seguida, centra-se então na especificidade da proposta teórico-metodológica do I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina realizado num convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e os MSPdoC que integram a Via Campesina/Brasil, em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA). Configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, um estudo bibliográfico com pesquisa documental, utilizando fontes primárias de documentos dos cursos e secundárias, respectivos estudos específicos. Os principais objetivos foram: situar a educação não-formal a partir da organização dos MSPdoC e a demanda para a educação formal; visualizar a relação entre o Curso de Magistério do Movimento Sem Terra e a proposta teórico-metodológica deste Curso de Pedagogia; perceber qual é a relação entre a formação geral do Curso de Pedagogia: "ser pedagogo" e a especificidade "da terra" ou "do campo". Este trabalho proporcionou perceber avanços na Proposta de Educação do Campo nascida dos MSPdoC, por mostrar que as práticas podem estabelecer relações entre o Projeto de Desenvolvimento hegemônico, os conhecimentos das práticas sociais dos camponeses e as escolas públicas do campo, aprofundando-os na relação com o conhecimento sistematizado. Contudo, percebeu-se limites relativos às concepções teóricas dos Movimentos e Organizações dos Camponeses, bem como das Instituições de Ensino onde se desenvolvem tais propostas, o que pode gerar diferentes perspectivas com o risco de tornar-se apenas mais uma proposta de educação específica, em relação à proposta de transformação dos Movimentos. Neste sentido, este Curso poderá perder suas características originais, porém a possibilidade de acesso ao Ensino Superior pelos camponeses, dentre eles os educadores, bem como a demarcação do campo e suas questões em espaços oficiais de ensino, pesquisa e extensão, mostram sua positividade. Aos Movimentos e Organizações do Campo, firma-se a necessidade de manter espaços próprios para a formação de seus quadros. Percebe-se assim a relevância de manter a originalidade da proposta teóricometodológica dos cursos de formação de educadores, mesmo que a objetividade nem sempre permita implementá-la, porém, construir tal proposta com o aporte dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, apresentará embates e contradições inerentes a um processo de educação que se pretenda emancipador. Abstract: This research focuses Teachers' formation by Land Education perspective. It intends to understand specificities of the Land Pedagogy Course, constituted as a proposal in the 1st. MST Teacher's Course, and in the 1st. Terra da Via Campesina Pedagogy Course. It assumes that resistance and organization of peasants of Social Movements and Associations is result of contradiction inside Brazilian land concentration process, which gave conditions for birth and consolidation of MST. Rights instruction in Social Movements supports the formal education proposal developed inside Landless Workers Movement, in the 1st. Teacher's Course for peasant teachers. This text tries to understand the pedagogical organization of such Course. Furthermore, it focuses the specificity of the theoretical and methodological proposal of the 1st. Terra da Via Campesina Pedagogy Course, which enjoyed a covenant between the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) and Social Movements that integrates the Via Campesina/Brazil, as well as a partnership with the Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA). This text also develops a qualitative investigation, a bibliographic research with documents researching, focusing primary and secondary sources, as well as other specific texts. It had as its main aims: analysis of non-formal education inside Landless Social Movements situation in relation to demanded formal education; identifying relations between Movimento Sem Terra's Teaching Course and the theoretical-methodological proposal of such Pedagogy class; realizing nature of general formation of Pedagogy Course relation: "being teacher" and the specificity of "soil" or "land". With this research, it was possible to realize improvements in the Land Education Proposal, which was born inside Social Movements, mainly because their practices potentially can establish relations among hegemonic development Project, social practices knowledge of peasants, and land public schools. This research also goes deeper into systematized knowledge relations. Even though, this text also cleared up theoretical conceptions limitations of Peasants' Movements and Organizations, where such proposal were developed. These limitations can generate different perspectives and the project become just a proposal of specific education in relation to the transformation proposal of the Movements. In this way, their courses can loose its original characteristics. On the other hand, its positive aspects can be seen in possible access of peasants to Graduate School, even teachers, as well as land demarcation and development of official places for teaching, research and extension. Their own places necessity, in order to their own components formation, faces Landless Movements and Organizations. It is possible to realize the original relevance of such teaching courses theoretical-methodological proposal, even when objectivity does not always allows it working. In spite of that, building such proposal with the support of Land Social Movements will show up intrinsic dilemmas and contradictions to a often desired emancipating education process.
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